Maior Fiscalização nos Concursos - troca de terceirizados

Notícia no site da Globo online indica que depois de constatar que alguns órgãos públicos promoviam concursos públicos mas não faziam a devida substituição dos trabalhadores terceirizados, aumentando ainda mais seus gastos com pessoal, o governo decidiu aumentar o controle sobre os ministérios.

"
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, enviou nesta sexta-feira uma correspondência a todos seus colegas do primeiro escalão do governo pedindo que sejam enviadas, até o dia 31 de março, a quantidade de terceirizados que trabalham em cada pasta e como está o processo de substituição desse grupo, que deve ser concluído até 2010, segundo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU)."

"
Desde 2003, depois de firmar um acordo com o Ministério Público do Trabalho e atendendo ao TCU, o governo vem procurando substituir os terceirizados por meio de concursos públicos. Nos últimos anos, vários concursos têm sido feitos com este objetivo, mas o resultado não tem sido satisfatório para o governo. De acordo com técnicos da área de gestão, é comum alguns órgãos fazerem concursos públicos, admitirem os novos servidores e não afastar os terceirizados. Mas o governo não divulga que órgãos estariam fazendo isso.
"


"Para este ano, o projeto de lei orçamentária prevê a troca de 11.446 funcionários terceirizados no Executivo, que representarão um custo de R$ 407,1 milhões ao ano. Desse total, 8.031 vão para a área de educação e esporte; 2.237 para cultura, meio ambiente e ciência e tecnologia; 945 para agricultura, reforma agrária e indústria e comércio; 89 para a área de gestão e diplomacia; e 144 para defesa e segurança pública.
"


"O alvo do governo são os servidores terceirizados que atuam em atividades fins de Estado, como na área da saúde e educação, por exemplo. Paulo Bernardo lembra que no Hospital de Clínicas de Curitiba existem quase 800 terceirizados, contratados através de uma fundação da universidade. Estão fora do acordo com o Ministério Público atividades nas áreas de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios.
"


Vamos aguardar e torcer por mais fiscalização nos concursos e por nomeações mais rápidas!

Leia o edital antes de fazer sua inscrição. Não se esqueça!

Clique a seguir para mais notícias de outros concursos públicos ou editais de concurso.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber porque como tantos em 2007 fizeram concurso para os correios do estado do Rio de Janeiro e até hoje praticamente nimguém foi chamado.
    Não acho issto onesto com que estuda e paga tão caro para participar destas provas.
    Gostaria que alguém me respondesse. Até porque foi prorrogado até Dezembro de 2009.
    Obrigada Débora
    email: debora_luzr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Veja também:

2leep.com

Dietas e Regimes