Concursos públicos - O que são e como funcionam

Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação ou estado. Na maioria das vezes são para cargos/órgãos públicos.

Após ser aprovado e estar trabalhando em determinado órgão público, o trabalhador conta com uma maior estabilidade do que a oferecida por contratos de trabalho comuns (CLT) além de vários outros benefícios das carreiras públicas. Por este motivo, os concursos são tão concorridos. Geralmente, para alguns órgãos, são mais concorridos do que qualquer vestibular.

As carreiras de melhor remuneração, como Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento costumam ser as mais concorridas.

Obs.: Nem todos os concursos oferecem estabilidade no cargo. Existem os concursos para contrato temporário.

Fonte: O que são Concursos públicos - www.resultadoconcursos.net

Para conseguir uma das vagas oferecidas para trabalho, o candidato concorrerá com vários outros através de diversos tipos de provas e testes. A Prova de conhecimentos costuma ser a primeira etapa nos concursos. Várias disciplinas fazem parte das provas, geralmente Português, informática, direito administrativo e direito constitucional.

O processo é geralmente preparado por empresas especializadas chamadas Organizadoras, que são escolhidas através de licitação (ou não) pelos órgãos.

Todo concurso deve publicar seu EDITAL que é um manual com todas as regras do concurso. Também pode ser entendido como a “lei” maior daquele concurso. No edital geralmente se encontram informações como: quantidade de vagas, cargos, período de inscrições, data das provas, matéria das provas, etapas do concurso, data do resultado, etc

Leia o restante do texto em: O que são Concursos públicos - www.resultadoconcursos.net

Leia o edital antes de fazer sua inscrição. Não se esqueça!

Clique a seguir para mais notícias de outros concursos públicos ou editais de concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

2leep.com

Dietas e Regimes